Balanço de Oficina de Cozinha Sustentável, ETEO

A convite de uma aluna finalista, Filipa Pereira, do Curso Técnico de Animador Sócio-Cultural da Escola Técnica Empresarial do Oeste, nas Caldas da Rainha, realizou-se no dia 7 de Junho de 2011 uma Oficina de Cozinha Sustentável.

No auditório da escola reuniram-se as duas turmas do 12º ano para a projecção de um excerto do filme “Uma Verdade Mais que Inconveniente” (Meat the Truth), filme que constitui uma adenda ao conhecido documentário de Al Gore, apresentando de forma factual o impacto do actual consumo excessivo de carne, como a desflorestação, a perda de biodiversidade e as alterações climáticas, a que se seguiu um debate com Alexandra Azevedo, onde se desenvolveu a questão tão actual sobre os maus hábitos de alimentares e o que se esconde para lá das prateleiras dos supermercados. Foram ainda realçadas as potencialidades da Eco-Gastronomia não só para a promoção da nossa saúde e do planeta, mas também para o desenvolvimento económico e social do nosso país.

   

Numa cozinha improvisada, mas funcional, montada num pátio interior da escola todos os alunos da turma da aluna responsável pela actividade e respectivos professores participaram na confecção de uma ementa completa, sob a orientação de Alexandra Azevedo, e constituiu dos momentos mais animados!

A ementa foi: maionese de linhaça, sopa de curgete, pataniscas de lentilhas e mousse saudável de frutos vermelhos. Alexandra Azevedo disponibilizou pão de levada natural confeccionado por si a partir de farinha de trigo tradicional (Almansor) obtida por moagem tradicional. Os ingredientes foram na sua maioria de produção local e biológicos.

 Um momento de humor!

E chegou o ansiado momento da degustação!

Como uma das formas de retribuir a colaboração prestada foi ofertado um cabaz com frutos vermelhos. Gesto muito simpático e de muito bom gosto!

Momento ainda para a foto de grupo e os agradecimentos e despedidas.

O MPI deseja a todos os alunos, e em especial à Filipa Pereira, votos de sucesso profissional, e uma atitude pró-activa em defesa do desenvolvimento sustentável, para uma vida plena de saúde num ambiente ecologicamente equilibrado.

Esta entrada foi publicada em Oficinas de Cozinha Sustentável. ligação permanente.