Natureza Comestível

É com enorme prazer que apresentamos o episódio de lançamento de uma série de vídeos intitulada de “Natureza Comestível”.
Neste episódio damos a conhecer a autora e apresentadora, Alexandra Azevedo, e referimos alguns alimentos silvestres, bem como aliciantes motivos para se manter o hábito ancestral da recolecção.
Pretendemos com estes vídeos realizar uma abordagem curta (mas esclarecedora!) simples e didáctica, ao tema da identificação das plantas e seu uso, servindo como complemento à informação dos livros “Ervas Silvestres Comestíveis – Guia Prático” e do próximo guia, a publicar ainda este ano, sobre os frutos silvestres comestíveis.
Cada episódio será constituído por uma breve apresentação de uma planta silvestre comestível, ou alga marinha, sendo depois demonstrado como preparar uma (ou mais) proposta gastronómica deliciosa.
Esperamos que estes vídeos vos sejam úteis e desejamos tê-los como nossos espectadores nos próximos episódios!

Episódio 0 – Introdução aos Alimentos Silvestres

Episódio 1 – Como Identificar e Cozinhar a Beldroega

É com enorme prazer que apresentamos o segundo episódio da série de vídeos “Natureza Comestível”.
Neste episódio, a Alexandra Azevedo explica como identificar e recolher a “erva gourmet de Verão”, mais propriamente, a beldroega. Explica ainda como confeccionar dois diferentes e deliciosos pratos com esta erva!

Episódio 2 – Como Identificar e Cozinhar o Abrunho-bravo

Um arbusto com pequenos frutos arredondados, de cor violeta escura e com propriedades medicinais, facilmente nos passará despercebido.
Saiba como preparar estes frutos silvestres que, embora aparentem não possuir grande préstimo, revelam-se ideais para os apreciadores de sabores intensos.

Episódio 3 – Como Identificar e Cozinhar o Fruto do Pilriteiro

Eis que apresentamos um pequeno fruto silvestre, de um atraente cor vermelha, idealmente colhido entre Setembro e Novembro. Descubra como identificá-lo e como aproveitá-lo na sua cozinha!

Episódio 4 – A bolota: o alimento dos homens invencíveis!

A bolota é um termo genérico para o fruto das árvores do género Quercus, como o sobreiro, a azinheira e os carvalhos. Eis-nos no século XXI ignorantes dos seus saberes e sabores deste alimento que outrora foi a base da alimentação humana. Perante os desafios actuais é necessária uma revolução alimentar, contra a hiperextensão da agricultura e pela recuperação do bosque autóctone, portanto a favor da bolota!

Episódio 5 – O Carvalho-português

Identificar o carvalho-português ou cerquinho (Quercus faginea) e como conservar e preparar a sua bolota é o tema deste vídeo. Esta espécie de carvalho tem a maior área de distribuição no nosso país, mas os carvalhais onde era dominante estão praticamente extintos, à semelhança de outros carvalhais, desde a época dos Descobrimentos, já lá vão mais de 500 anos!

Episódio 6 – O sobreiro

O sobreiro é a planta do género Quercus com maior distribuição em Portugal. Inconfundível pelo seu tronco de onde se extrai a cortiça produz também bolotas muito fáceis de descascar. Saiba ainda como conservá-las para consumo.

Episódio 7 – Como cozinhar com a bolota

Com a bolota podemos cozinhar inúmeros pratos! Apresentam-se neste vídeo duas receitas, uma das quais vegana: broas de bolota e batata-doce e bolo de bolota, ambas inspiradas em receitas tradicionais portuguesas às quais se acrescentou a bolota e se utilizou como adoçante a fruta seca, para um resultado mais saudável e ainda mais delicioso!

 

Episódio 8 – Introdução às Ervas Comestíveis

As ervas consideradas “daninhas” são na verdade enormes tesouros, que contribuem não só para o equilíbrio da Natureza como possibilitam diversos usos para o Homem, inclusive na cozinha!

 

Episódio 9 – A urtiga

Pela facilidade na sua identificação, abundância, versatilidade na cozinha e grande valor nutricional é sem dúvida das ervas que merecem mais a nossa atenção. Veja 2 saborosas receitas muito fáceis de preparar, queijo fresco com urtigas e uma receita vegana, maionese de linhaça e urtigas.


Episódio 10 – O almeirão ou chicória-brava

Conhece aquela planta que tem longas hastes com bonitas flores azuis? É o almeirão, ou chicória-brava, e é comestível! Venha descobrir como fazer deliciosos pastéis de arroz de almeirões.

 

Episódio 11 – Algas – o super-alimento

As regiões frias e temperadas, onde Portugal se situa, têm a maior riqueza em algas marinhas. Alimento ancestral das populações costeiras, e usadas como medicamentos há milhares de anos, urge usá-las regularmente na nossa alimentação. Veja dicas úteis para a sua recoleção e conservação.

 

Episódio 12 – A Nori-selvagem

Apesar da nori japonesa ser das algas mais consumidas em todo o mundo, utilizada para envolver os conhecidos “sushi” japoneses, a nori-selvagem originária do atlântico é ainda desconhecida de muitos. Muito versátil na cozinha preparámos com esta alga um salteado com outros legumes.

Disfrutem deste manancial e deste excelentes alimentos alternativos à comida industrial e os seus transgénicos!

 

Episódio 13 – Amoras-silvestres

As amoras-silvestres são pequenos frutos muito comuns e de elevado valor nutricional, o que os torna medicinais.
Neste vídeo, conheça dicas úteis para a preparação de uma compota, bem como sugestões de utilização da mesma.

 

Episódio 14 – A bifurcaria

A alga Bifurcária é bastante frequente e possui um elevado valor nutricional e medicinal. Neste vídeo, preparamos umas deliciosas pataniscas com esta alga e com a nori-selvagem!

 

Episódio 15 – A bodelha

Alga com uma ampla área de distribuição natural nas costas atlânticas da Europa e da América do Norte. As sua “bolhas” são muito suculentas e com elas vamos preparar uma salada.

 

Episódio 16 – O Pão de bolota

O pão de bolota é uma excelente forma de consumir bolotas, mesmo as mais amargas. A bolota tem a vantagem de não conter glúten e ser mais nutritiva do que qualquer cereal. Apresentamos dois processos de lêveda, com fermento de padeiro e com lêveda natural.