Com este pequeno, por enquanto, catálogo de variedades hortícolas pretende-se iniciar uma sistematização das variedades e de quem as preserva facilitando o conhecimento do que existe e, sobretudo, a sua livre troca através da dinamização de um Grupo Local de Troca de Sementes, que passa a ser “oficialmente” criado com a sua publicação.
Não iremos fornecer sementes pelo correio, mas sim através do contacto directo de quem pretender participar, pelo que funcionará na base da proximidade dos vários interessados. Terá assim uma área geográfica relativamente restrita contemplando os concelhos de Cadaval, Bombarral, Torres Vedras e Alenquer, ou eventualmente outros dependendo da possibilidade de encontro entre interessados.
Caso se venha a justificar, e bom seria que tal acontecesse, poderão ser criados mais Grupos Locais de Troca de Sementes, sendo total a abertura ao intercâmbio entre grupos como de outras associações ou entidades comprometidas na preservação do nosso rico património genético agrícola.
Podem participar sócios e não sócios, no entanto em caso de pouca disponibilidade de sementes os pedidos de sócios serão preferencialmente atendidos.
As sementes recebidas só podem ser usadas exclusivamente para fins não comerciais.
Quem assumir a responsabilidade de ser guardião terá obrigatoriamente de ter acesso à informação necessária para proceder à correcta selecção e preservação da(s) variedade(s), de modo a garantir-se a escolha dos melhores exemplares e evitar indesejadas cruzamentos entre variedades, em especial nas que mais facilmente ocorre esse fenómeno, como é o caso das Curcubitaceas (abóboras, curgetes, pepinos, melões e melânicas) ou do milho.
Numa fase posterior pretende-se alargar a fruteiras tradicionais e cereais.
QUE A DIVERSIDADE AGRÍCOLA PERMANEÇA VIVA NOS CAMPOS E, POR CONSEGUINTE, NA NOSSA MESA.