Eco-Jantar MPI, 13 de Março de 2010, Olho Polido (Outeiro da Cabeça)

COMER é um acto banal, pois fazemo-lo todos os dias, e mais de uma vez, mas queremos que não seja um acto banalizado, pela massificação da produção de alimentos e dos regimes alimentares!

Assim, convidamos à participação num jantar ecológico e saudável que para além de privilegiar os produtos biológicos terá como particularidade um singelo tributo ao alimento base da nossa tradição alimentar (dieta mediterrânica e atlântica), o PÃO!

Não faltará o pão de bolota, a bolota, outrora símbolo de tempos de escassez de alimentos, é hoje reconhecido como alimento funcional, dada a sua riqueza nutricional, assim como o pão de Lêveda natural que também marcará presença. A gastronomia de outros povos com uma tradição alimentar semelhante à nossa será representada pelas receitas italianas de focáccia de azeitonas e focáccia de requeijão e nozes. Não faltará ainda o  pão quente, através das merendeiras caseiras e merendeiras com chouriço. Mas haverá mais …

Toda a farinha de trigo será proveniente do moleiro ainda activo no Vilar (concelho do Cadaval) que possui uma azenha e um moinho de vento, que por sua vez utiliza o trigo cultivado por um agricultor local que é de variedade tradicional, Almansor. A farinha moída em mó de pedra destaca-se pela sua qualidade nutricional incomparavelmente superior à farinha refinada obtida por moagem industrial, de facto no caso do trigo, 80% das vitaminas e dos minerais e 93% das fibras desaparecem com a refinação!

Poster de divulgação em pdf.

Esta entrada foi publicada em Eco-Jantares. ligação permanente.