Oficina de preparação e preservação de sementes (hortícolas tradicionais), Lourinhã, 13 Outubro, 16.00

A semente é Vida e quem controla a sementes controla a produção de alimentos!

Um pouco por todo o mundo multiplicam-se as iniciativas de recuperação da herança milenar da humanidade, o património genético, através da livre troca de sementes. (Sobre a Quinzena de Acção Mundial pelas Sementes Livres ver mais pormenores abaixo).

Também na Lourinhã haverá uma actividade que se enquadra neste espírito. Com inicio às 16.00 para a projecção do excelente documentário “As Nossas Sementes” (ficha técnica em anexo) na Junta de Freguesia da Lourinhã a que se seguirá o debate e parte prática no pátio do Museu da Lourinhã (ao lado da Junta de Freguesia).

PARTILHA CONHECIMENTOS! TRAZ SEMENTES PARA TROCA!

Saudações semeadas
Alexandra Azevedo


Inline images 2

Ocupar a Semente!

JUNTEM-SE EM MASSA À QUINZENA DE ACÇÃO MUNDIAL PELAS SEMENTES LIVRES

2 a 16 de Outubro de 2012

Organizem um evento local! Vejam como na segunda parte do email.

A semente é a fonte da vida. Tal como a vida, ela necessita de liberdade para se exprimir, para se renovar, para se multiplicar e para evoluir. As sementes das plantas que comemos e utilizamos para energia, utensílios, fibras e medicamentos são a nossa principal herança e o primeiro elo na cadeia alimentar.

Mas as sementes estão a ser retiradas do bem comum através de patentes e outros direitos intelectuais que permitem a grandes corporações assumir o controlo sobre o sistema mundial de produção alimentar. Ao mesmo tempo, acordos internacionais negociados entre governos mais poderosos desencorajam ou até impedem os agricultores e as agricultoras de guardar as suas sementes. A nossa herança comum e capacidade de nos alimentarmos estão a ser severamente ameaçadas por esta comodificação dos recursos naturais. Estamos a perder não só o acesso aos recursos de que todos precisamos como os próprios recursos, através da erosão rampante da agro-biodiversidade num sistema alimentar que promove monoculturas de grande escala, em detrimento das variedades de plantas tradicionais pacientemente seleccionadas e adaptadas ao longo de milénios.

Este é o ano que resolvemos por fim às patentes sobre a vida que encarecem e empobrecem a nossa comida, às sementes geneticamente modificadas que contaminam os nossos campos e às leis injustas que entregam o controlo da nossa cadeia alimentar a uma dúzia de corporações e governos. Este é o ano que começamos a retomar as sementes livres. Esta é a emergência da semente.


www.sosementes.gaia.org.pt | www.seed-sovereignty.org | www.seedfreedom.in

 

Como participar na Quinzena?

1. Organizem um evento local, numa horta, quinta, espaço verde ou espaço público, para celebrar a liberdade da semente, chamar atenção para o sequestro corporativo das nossas sementes e as leis injustas que apoiam o saque dos nossos recursos naturais e para capacitar o maior número de pessoas para a defesa das sementes tradicionais.

Informem-nos quanto antes do vosso evento para sementeslivres@gaia.org.pt, de forma a apoiarmos o vosso evento com materiais e divulgação. Podem também inscrever o vosso evento no mapa internacional da Aliança Global pelas Sementes Livres (www.seedfreedom.in), utilizando o seguinte link: http://seedfreedom.in/events/community/add

Sugestões de eventos: fazer trocas de sementes, começar um banco de sementes, imprimir a declaração da liberdade da sementes (versão portuguesa) e promover a sua assinatura, organizar uma sessão de bombinhas de sementes, projectar o filme “Seeds of Freedom de 30 min (http://vimeo.com/43879272 ), começar um projecto de agricultura apoiada pela comunidade (CSA), firmar compromissos públicos com o vosso grupo (exemplo: de comprar apenas local, de cultivar variedades tradicionais, de preservar sementes, etc), organizar um jantar ou pique-nique de sensibilização, organizar workshops em torno das sementes, começar uma petição local…

2. Escrevam numa folha de cartolina grande porque defendem as sementes livres, colocando apenas a frase que completa “Eu defendo as sementes livres porque…” e tirem uma foto pessoal ou do vosso grupo, a segurar a cartolina, de forma a que fique legível. Com estas fotos queremos fazer um mural para colocar no site das sementes livres, com o título “Eu defendo as sementes livres porque…” Enviem as vossas fotos para sementeslivres@gaia.org.pt

 

Programa preliminar (ao que acresentaremos os vossos eventos!)

Dia 2 de Outubro – Aniversário do Mahatma Gandhi. Início da Quinzena de Acção pelas Sementes Livres com lançamento em Delhi, India do Relatório Global sobre a Emergência da Semente e arranque do Bija Yatra, uma peregrinação pela semente.

Dias 2 a 16 de Outubro – Quinzena de actividades com o lema das Sementes Livres no Projecto 270, Costa da Caparica: acções, eventos, debates, oficinas e refeições, com o objectivo de explorar conceitos de participação directa nas questões de Soberania Alimentar, Alterações Climáticas e Biodiversidade. O Projecto 270 disponibiliza espaço para pernoitar, duche e cozinha comunitária. Mais em http://www.projecto270.blogspot.pt/

Dia 6 de Outubro – 3º Encontro das Sementes Locais, Campo, Caldas da Rainha.http://www.facebook.com/A.C.R.Campo

Dia 11 de Outubro – Jantar Popular do GAIA “Ocupar a Semente!”, no RDA69, Anjos, tertúlia interactiva inicia às 19h, jantar às 21h.

Dia 13 de Outubro – 1º Encontro das Hortas pela Diversidade, braço prático da Campanha pelas Sementes Livres, no terreno e instalações do Projecto 270, Costa da Caparica. Interessados e interessadas, confirmem presença para sementeslivres@gaia.org.pt até dia 8 de Outubro. Horário a partir das 9h até 21h. Almoço e jantar colectivos e cooperativos. Programa incluirá uma actualização sobre a causa das sementes, a partilha de conhecimentos e a preparação de um plano de actividades das Hortas pela Diversidade. A publicar em breve. Sugestões para mini-workshops bem-vindas.

Dia 16 de Outubro – Dia Mundial da Soberania Alimentar e da Semente

Juntos vamos retomar as nossas sementes, vamos ocupar a semente!

 

Até já!

p/Campanha pelas Sementes Livres




Lanka Horstink
Campanha pelas Sementes Livres
semear o futuro, colher a diversidade
sementeslivres@gaia.org.pt
www.sosementes.gaia.org.pt

Tel. + 351 910 631 664

Esta entrada foi publicada em Oficina de Sementes. ligação permanente.