Balanço das Plantações e sementeiras na Quinta do Olival da Murta, 16 de dezembro de 2018

Depois do Sítio do Vale Salgueiro (Pêro Moniz) em 2017 agora a Quinta do Olival da Murta foi a propriedade agrícola onde prosseguimos na recuperação do ecossistema agrícola. No passado dia 16 de dezembro mais de 20 pessoas responderam à chamada vindas de vários pontos da região Oeste, cheias de vontade de trabalhar e de adquirir conhecimentos para fazerem o mesmo nos seus terrenos! E era precisamente um dos objetivos também: inspirar outras pessoas!

Das várias sebes que se pretendem recuperar iniciou-se por 2 áreas que confinam com pomares de produção intensiva/química, num total de cerca de 158 metros, para desta forma se reduzir um pouco a contaminação das produções da quinta.

Para retemperar forças o almoço partilhado foi degustado num dos espaços muito aprazível o que fez com que a comida soubesse ainda melhor!

Depois do almoço partilharam-se algumas técnicas e dicas para a propagação por semente de várias espécies e procedeu-se à sementeira em tabuleiros para a sua germinação no espaço reservado ao viveiro para ações futuras.

Para estas sebes foram destinadas 13 espécies para plantação e 3 espécies de Quercus (Carvalho-cerquinho, sobreiro e azinheira) para sementeira direta, cuja proveniência foi a própria Quinta do Olival da Murta, Alexandra Azevedo (MPI) e do Centro de Educação Especial (Caldas da Rainha).


Divulgação da actividade PLANTAÇÕES E SEMENTEIRAS de espécies autóctones QUINTA DA MURTA (Cadaval) 16 de dezembro, 10.30h

A Quinta Murta é uma propriedade agrícola com cerca de 2ha de produção de plantas aromáticas e medicinais há 3 anos em modo biológico e a vinha, que ocupa perto de 20ha, está em conversão para modo biológico a partir deste ano.

Para o sucesso deste modo de produção é importante reflorestar a quinta e reproduzir as sebes que já existiram em tempos e que foram sendo destruídas pela crescente mecanização.

Vamos partilhar:
– Conhecimentos e práticas na propagação por sementes de plantas do nosso bosque natural,
– Mão-de-obra
– “Comes  e bebes” ao almoço

INSCRIÇÕES OBRIGATÓRIAS (gratuitas), para melhor organização logística. Basta contactar-nos para: mpicambiente@gmail.com ou TM 936464658.
NÃO ESQUECER: Trazer calçado resistente e vestuário confortável e adaptado às condições meteorológicas; “Comes e Bebes” para partilhar; prato, talheres e copo (não descartável) e… boa disposição!
Quem tiver enxada, plantador e luvas, deve trazê-los.

Para saber mais sobre a nossa floresta e nomeadamente a importância das sebes agrícolas, como propagar as nossas espécies e um pequeno balanço da ação anterior no Sítio do Vale Salgueiro consulte no nosso site https://www.mpica.info/category/a-nossa-floresta/

Venha apoiar estes produtores no processo de recuperação/reabilitação do ecossistema agrícola.

DESFRUTE DE UM DIA DE CONVÍVIO E DE EXERCÍCIO AO AR LIVRE EM PROL DO AMBIENTE… DE UM FUTURO MAIS LIMPO E SAUDÁVEL!

Esta entrada foi publicada em A nossa Floresta. ligação permanente.